Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins



Devo dizer que a minha paixão por distopias começou quando eu li esse livro. A partir daí, comecei a me interessar mais por esse gênero. Já tinha lido algumas distopias antes, mas foi realmente me Jogos Vorazes que eu me apaixonei. A autora realmente criou um mundo totalmente diferente do que conhecemos hoje.


Katniss Everdeen vive em um país chamado Panem, onde hoje se chamaria Estados Unidos. O país é dividido em 13 distritos, porém o distrito 13 foi destruído por conta de uma rebelião, restando apenas 12 distritos. Panem é controlado por um governo chamado de "capital", que é um tanto rígido.

Katniss vive com sua mãe e sua irmã Prim, no distrito 12. Todo ano, a capital sorteia dois jovens de cada distrito, sendo um homem e uma mulher, entre 12 e 18 anos, para participar dos Jogos Vorazes. As pessoas de Panem são obrigadas a participar do sorteio contra sua própria vontade.




Falando dos jogos, são no total 24 jovens que vão ser treinados para ir a uma arena, onde só uma pessoa sairá viva. Eles terão que lutar uns contra os outros, para vencer os jogos. Katniss, sua irmã Prim e seu melhor amigo Gale vão para a cerimônia que irá sortear os dois jovens do distrito 12, e Prim acaba sendo escolhida. Katniss não permite e para proteger a irmã, se voluntaria como tributo (como chamam os selecionados) no lugar da menina.

O outro jovem escolhido é Peeta Mellark, um garoto que um dia ajudou Katniss e lhe deu um pão quando estava com fome. Agora, os dois terão que enfrentar os jogos e contarão com a ajuda de Haymitch, um cara que passa a maior parte do tempo bêbado, mas que já venceu os jogos e terá como missão ajudar Katniss e Peeta nos jogos.

Enfim, o livro é eletrizante do início ao fim. A história do livro foi muito bem construída, uma distopia maravilhosa, diga-se de passagem.




0 comentários: