Gêneros Literários: Romance


O termo romance (do latim romanice: "em língua românica", através do provençal romans) pode referir-se a dois gêneros literários. O primeiro deles é uma composição poética popular, histórica ou lírica, transmitida pela tradição oral, sendo geralmente de autor anônimo; corresponde aproximadamente à balada medieval. Como forma literária moderna, o termo designa uma composição em prosa. - Fonte: Wikipedia


Um dos meus gêneros preferidos sem dúvida nenhuma é o romance e também o mais popular. O interessante desse gênero, é que ele possui vários tipos: o romance doce, o clichê e aquele romance bem leve. Quem nunca leu Nicholas Sparks? Ele é um dos autores que mais escrevem esse gênero, e por ser um tanto clichê, nem todos são fãs. Eu adoro o Nicholas, acho os romances dele bem "gostosinhos" e bem divertidos. Ele tem uma escrita bem leve, e eu adoro isso. 

O meu tipo de romance preferido é aqueles que o casal é daqueles que você literalmente "se apaixona". No meu caso, pelo cara. O primeiro romance que eu realmente me apaixonei foi pela Saga Crepúsculo. Podem dizer: é clichê. Mas é um clichê bom, devo dizer. Muitos tem preconceito com essa saga por causa dos "vampiros brilhosos", realmente esse não é um ponto forte da saga, mas eu amei o romance. Foi o primeiro que eu realmente amei e hoje em dia foi esquecido. 

Existem também aqueles típicos romances proibidos, em que alguém proibe/impede o casal de se relacionar e que até certo ponto o livro fica muito interessante. Também tem os romances de época, maravilhosos também. Percebemos nesse tipo de romance que ele tem muitas diferenças nos romances atuais, mas também tem suas semelhanças. Um exemplo é o da série de livros Os Bridgertons, da autora Julia Quinn. Li apenas o primeiro livro, dos 5 já lançados, mas que serão 8 no total e digamos que é perfeito. Não só nos detalhes da época, como as roupas e acessórios dos personagens, mas também em como era a vida naquela época. 

O que eu menos gosto, são os romances adolescentes, por serem "clichês" em excesso. Em destaque A culpa é das estrelas, temos a história de dois adolescentes, a garota tem câncer terminal e o garoto já teve câncer, mas tem a perna amputada e por conta de um grupo de apoio se conhecem e se apaixonam. Por incrível que pareça, todos amam. Eu até gosto, mas não é um dos meus tipos de romance preferidos. 

Um outro exemplo são os romances que se misturam com ficção científica, quando um dos personagens não é humano. Em alguns livros o romance não é o ponto principal, em outros, a ficção é só uma parte da história. Geralmente não são considerados "romances" em si, são considerados mais ficção científica, porém não deixa de ser romance. 

Outro que não posso deixar de mencionar são os romances eróticos, ou seja, romances um pouco mais "apimentados" por terem muitas partes de "sexo" sem focalizar tanto assim no romance. Devo admitir, não sou muito fã. Um exemplo desse tipo de romance é a famosa trilogia Cinquenta Tons de Cinza, cujo filme irá estrear agora em fevereiro. Quando eu tinha ouvido falar nessa trilogia, imaginei um romance normal, mas quando eu peguei pra ler, vi que a coisa era totalmente diferente. Até gostei do livro, mas não chega a ser um dos meus preferidos. 

Enfim, existem muitos tipos de romance e de qualquer forma, é um dos gêneros mais lidos atualmente.

0 comentários: