Resenha: Correr ou Morrer - James Dashner


Quando eu terminei de ler esse livro, eu me perguntei: por que eu nunca li esse livro? Eu fiquei tão chocada em como ele é maravilhoso que eu fiquei me perguntando por que eu nunca tinha parado pra lê-lo. Principalmente por que amo distopias e esse gênero nunca me decepcionou e com Correr ou Morrer não foi diferente. 


Thomas é um garoto que acorda em um tipo de elevador sem memória nenhuma. A única coisa que ele lembra é o seu nome. Quando o elevador para, ele se vê rodeado por garotos, que assim como ele, não se lembram da suas vidas passadas e nem sabem como pararam ali. Então, Thomas é apresentado à Clareira, um lugar cercado por muros gigantescos, onde há um labirinto. Eles sabem que toda manhã, as portas do labirinto se abrem e a noite, se fecham. Apenas algumas pessoas tem permissão para explorar o lugar e tentar achar uma saída, que são os corredores, isso por que se alguém ficar preso dentro do labirinto depois que as portas fecham, não sobrevive por conta de umas criaturas que são metade máquinas, metade animal, que eles chamam de Verdugos.



Todo mês, sempre no mesmo dia, os "Criadores" da Clareira mandam um garoto novo através do elevador. Assim que Thomas chega na clareira, ele sente uma vontade de ser um corredor, mas pra isso, ele teria que ser nomeado pela conclave, um grupo responsável por manter as regras dentro da Clareira.

Depois da chegada de Thomas, tudo começa a mudar. Um dia depois que Thomas apareceu, uma garota é enviada a Clareira e isso é incomum, já que no lugar só tem garotos e o mais estranho é que só enviam uma pessoa por mês. E quando a garota parece reconhecer Thomas, todos começam a duvidar do garoto, gerando muitas dúvidas. Mas com os recentes acontecimentos, eles terão que se unir para achar uma saída e escapar daquele lugar.



O livro é realmente de tirar o fôlego. Os personagens são marcantes e o livro em nenhum momento foi parado ou chato. Gostei da forma como os personagens falavam, com expressões estranhas, como "trolho", "mértila" e "plong", o que eu achei diferente. Quando eu comprei ele na submarino e de repente me deparei com a capa do filme, fiquei extremamente magoada, já que eu comprei com a capa original. Mas quando eu percebi que a capa do filme estava por cima da original, meu alívio foi grande. E eu adorei essa edição do livro, com duas capas, podendo escolher entre a capa original e a do filme.




0 comentários: