Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown



Devo dizer que nunca sofri tanto ao ler um livro quanto eu sofri lendo A Lista Negra. Essa é uma das histórias que te fazem sentir o mesmo que o personagem, e o mesmo que ele passa. E o mais importante, foi no modo inteligente que Jennifer Brown soube escrever o livro, que apesar de bem curto, é bem detalhado. O livro fala sobre um assunto forte: o bullying e como ele pode afetar a vida tanto de quem pratica quanto a de quem sofre.

A vida de Valerie Leftman não é nem um pouco perfeita. Ela e namorado, por quem ela é apaixonada, sofrem bullying onde estudam, e isso os destroem. Logo no começo, acontece uma tragédia. Em um dos ataques de bullying que eles sofrem, com a ajuda da Lista Negra, que é uma espécie de caderno que eles criaram, contendo o nome das pessoas que Nick e Valerie mais odeiam, Nick começa um massacre na praça de alimentação do Colégio Garvin. Algumas pessoas morrem, e outras ficam feridas. Várias vezes eu me perguntava durante a leitura: Val descreve o namorado como um cara legal, e que ela não acreditava que ele teria coragem de machucar alguém, mas no dia do massacre tudo que Val conhecia mudou. Então, o que levou Nick a ter uma atitude dessas?



Valerie ainda tenta deter o namorado, que após os tiros, se suicidou, e ela acaba salvando a vida de uma das pessoas que era alvo dele e que inclusive adorava atormentar a garota, e isso acabou custando um ferimento na perna, na qual ela ainda sente dores. Depois do ocorrido, Val agora terá que enfrentar o mesmo ambiente em que presenciou a matança e é realmente nesse momento que o livro começa. Vemos uma Valerie bastante insegura, e é bem compreensivo, já que todos olham para ela como se ela que fosse a assassina, culpando a garota pelo ocorrido por causa da lista negra.



Mesmo ela não tendo culpa nisso, ninguém acredita que ela não queria matar ninguém, mas uma amizade inesperada faz com que Valerie se reanime para a vida, depois de perder o namorado e ter que conviver com o olhar acusador das pessoas a sua volta.

Jennifer Brown realmente conseguiu abordar um assunto sério perfeitamente em poucas páginas. Praticar bullying não é nada legal, e ela soube mostrar isso. Gostei de como ela narrou a história, alternando o tempo entre antes do massacre e depois, o que ajudou muito a entender o livro. Realmente, é um livro incrível e que vale a pena ser relido várias vezes.



0 comentários: