Resenha: Livre - Cheryl Strayed



Depois de ler A Teoria de Tudo, eu comecei a me interessar mais em biografia. Acho interessante uma história que não seja ficção, baseada em história real. Em A Teoria de Tudo, o livro não foi narrado pelo personagem principal, e sim por sua esposa, e já em Livre, a história é contada pela própria autora sobre ela mesma. Eu gostei muito do modo como Cheryl narrou o livro, como se ela ainda estivesse vivendo aquele momento, narrando no presente e não no passado. Apesar de achar essa capa feia, ainda assim prefiro ela do que a do filme.

O livro conta a história de Cheryl Strayed, uma mulher que teve a vida destruída após a morte de sua mãe por causa de um câncer de pulmão, e por causa disso, os irmãos de Cheryl, Karen e Leif, se afastaram dela, mesmo que eles ainda se amem. Ela foi a que mais sofreu pela morte da mãe, e que sempre esteve ao seu lado até o seu falecimento. O pai era um covarde. Gostava de atormentar os filhos e batia na mãe dela, e também o seu difícil divórcio. Com tudo isso, Cheryl decidiu que mudaria a sua vida, iria morar em uma nova cidade, mas antes disso, ela iria fazer uma longa caminhada de mais de 1.700 quilômetros, em um trilha chamada PCT, a Pacific Crest Trail, que passa por estados como Califórnia, Oregon até chegar em Washington.


Ao longo do livro, Cheryl descreve como foi toda a sua caminhada, mas como disse no começo, a autora narrou como se fosse no presente, o que eu gostei, já que o livro possui vários diálogos para uma biografia, então foi um ponto positivo. Vemos também todo o sofrimento que ela passa durante o percurso, como o frio, o calor, os ferimentos no corpo que sofre e o ao levar a enorme mochila, que ela batiza de Monstra, o seu peso, e algumas vezes a falta de água. Mas em alguns pontos ela faz paradas para pegar algum dinheiro e comida, mas sem interromper por muito tempo a sua caminhada.

Não posso dizer que o livro foi excelente, mas ele é bom. Quem nunca teve vontade de fazer o que ela fez? Quando a vida estiver difícil, decidir de repente se aventurar, caminhar sem parar para outro lugar ou até mesmo sem destino nenhum? Realmente eu adorei toda a aventura do livro, mas em muitas partes me incomodou muito. Algumas atitudes da autora no livro não me agradaram, achei que ela foi precipitada em algumas partes, mas não tira a diversão que o livro nos propõe.



0 comentários: