Resenha: A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin


"O inverno está chegando..."
Falar de um livro como esse, devo dizer, é extremamente difícil. Tudo o que você quer falar dele não é nem a metade do que realmente é. Mas uma coisa eu posso falar: é simplesmente espetacular. Nunca na minha vida tinha lido algo do tipo. Como George R.R. Martin conseguiu escrever um livro desses? Eu nunca vou saber. E olha que isso deve ser só a ponta do iceberg dessa série tão aclamada. Todos me falavam que tanto a série de tv quanto os livros são maravilhosos e eu até tentei assistir a série, e acabei não entendendo muita coisa e acabei largando, e me arrependo profundamente disso.

O livro é ambientando em Westeros, ou os sete reinos, governado pelo Rei Robert Baratheon, mas a história em si é centrada em Winterfell, no norte de Westeros, e conhecemos o lorde do castelo, Eddard Stark, da casa Stark, apelidado de Ned, que pra mim, é um personagem brilhante (aliás, todos são), também sua esposa Catelyn Stark, e os filhos, Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e o filho bastardo de Ned, Jon Snow.



"Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada"
Depois da morte de Jon Arryn, o Rei Robert convida Eddard para ser a sua nova Mão do Rei, um dos cargos mais importantes do reino, já que ele representará o rei quando não estiver presente, aconselhando e podendo dar até algumas ordens. De início, Eddard reluta em aceitar a oferta de seu velho amigo, mas com a notícia da morte de Arryn, Ned acaba aceitando, levando suas duas filhas, Sansa e Arya, para o sul.

Depois de chegarem ao sul, Ned logo suspeita que Jon Arryn não morreu de causas naturais, e sim por assassinato, e a partir daí vemos uma série de acontecimentos e outros personagens vão ganhando mais destaque.




Falando dos personagens, nós somos apresentados a várias casas de famílias, os Baratheon, tendo como principal o Rei Robert, governante dos sete reinos, sua esposa e rainha Cersei Lannister, os filhos e herdeiros ao trono, Príncipe Joffrey e seus irmãos. Os Lannisters, outra família importantíssima na trama, que logo Ned desconfia que são os responsáveis pela morte de Jon Arryn e que têm ambição pelo poder e pelo trono de ferro, formado por Tywin Lannister e seus filhos, Cersei e Jaime (irmãos gêmeos), e o filho anão, que pra mim, é um personagem extraordinário, Tyrion Lannister, apelidado de Duende, que apesar de ser um Lannister, ele é bem diferente dos irmãos, não só por ser um anão, mas por sua inteligência e seu sarcasmo. Temos também a casa Targaryen, onde os únicos sobreviventes dessa família são Viserys e Daenerys. Ambos possuem o sangue de dragão, e eles eram os verdadeiros herdeiros do trono de ferro, mas os Baratheon tomaram o seu reino.



O melhor do livro é que ele é narrado em 3ª pessoa, e a cada capítulo é narrado do ponto de vista de personagens diferentes, fazendo com que a história não fique nem um pouco cansativa, apesar de ser um livro bem grande.

Enfim, é muita história pra ser resenhada e eu não posso falar mais nada sem soltar spoiler, mas eu simplesmente amei esse livro, a escrita do George e em como ele foi brilhante. O livro pode ser grande, mas é extremamente complexo, rico em detalhes e uma história muito bem construída, assim como os personagens. Eu tenho que me conter e não me apegar aos personagens (é melhor você não saber o por que, mas é uma missão difícil). Felizmente, eu já comecei a assistir a série e to profundamente satisfeita em quanto é fiel ao livro, tanto na história, como nos personagens. Enfim, a história é um tremendo tapa na sua cara de tão maravilhosa é.





0 comentários: