Livros físicos ou livros digitais?



Se tem uma coisa que intriga a nós, leitores, é sobre os livros digitais e os livros de papel. Muitos se perguntam qual o melhor e quais as vantagens de um e de outro. Com a tecnologia avançando cada vez mais, nós nos perguntamos: será que em um futuro distante ainda existirão livros de papel? Eu acredito que sim, pois uma grande maioria (eu acho), prefere os livros de papel. Eu prefiro os livros físicos, pois são mais confortáveis para a leitura, sem falar na sensação de segurá-lo.

As vantagens do livro digital é que podemos guardar uma quantidade enorme de livros, evitando que você ocupe muito espaço na sua casa, e é bem mais fácil de carregar do que os livros de papel. E para aqueles que gostam de ler à noite, o digital é ótimo para leituras no escuro, já que a própria luz do tablet, celular ou computador, permite que você leia no escuro. As desvantagens é que é ele é mais desconfortável de ler do que o livro de papel, já que por causa da luz emitida pelo aparelho, a leitura excessiva acaba deixando o leitor desconfortável. De todos os livros que eu li, 2 ou 3 foram em celular ou tablet e eu não gostei muito, pois para marcar o livro onde você parou não dava.

Já as vantagens do livro de papel, além de serem mais confortáveis para a leitura como eu falei acima, a sensação de ter o livro em mãos, de poder folheá-lo e sentir o seu cheiro (quem nunca fez isso?) , de sentir a textura da capa, do material do livro, é uma coisa que só o livro físico pode oferecer. Ele também é perfeito pra quem gosta de colecionar e ter a sua própria estante. Pra quem gosta de organizá-los e vê-los na prateleira, é ótimo. As desvantagens, que são poucas, é que eles ocupam muito espaço. Eu tenho mais de 100 livros e as minhas prateleiras já não cabem mais nenhum, mas como eu sou uma viciada em leitura, dou um jeito de caber mais um. E eles também custam um pouco mais caro que o livro digital (que pra mim não é problema nenhum, graças a Deus), Outra desvantagem pra quem compra pela internet é que demora um pouco pra chegar (dependendo de onde compra, demora cerca de uma ou duas semanas), já o livro digital não precisa nem esperar, depois da compra é só baixar o e-book.

Enfim, mesmo sendo o e-book mais prático do que o livro físico, ainda fico com o meu precioso monte de papel. Mas como cada um tem o seu gosto, devo respeitar o de cada um. O que vocês preferem? Livro físico ou digital?



5 comentários:

  1. eu prefiro livros digitais pois alem de serem mais baratos , ocupam pouco espaço oque é otimo pois meu quarto é muito pequeno , e os livros digitais tem alguma coisa que fazem com que eu me prenda mais na leitura , mas cada um tem sua opniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem mutos livros digitais que você nem paga!! baixa de graça!! :)

      Excluir
  2. Olá lindinha. Permita-me chama-la assim.
    Apenas uma observação no tudo que você postou, e que em parte concordo.
    Uma observação:
    Caso tenha um tablet - com certeza tem - instale um leitor de ebook chamado Moon + Reader na versão gratis, explore seus recursos, e são muitos, e penso eu, não irá trocá-lo mais.
    Caso queira, te passo a configuração ideal.
    Ainda uma sugestão: Entre no site LE LIVROS e farte-se.
    E para finalizar, acho que conheço um teu parente nascido em S.P. Thaner Gondim. O pai chama-se Jeferson Gondim de família cearense.
    Talvez seja apenas coincidência.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. com certeza prefiro livros físicos!!!
    Amo de mais e incentivo o meu filho a gostar de leitura😁😁

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Livros físicos, amo ver TDS guardadinhos em algum lugar e saber que li TDS💕

    ResponderExcluir